Bom dia!🌻
Trabalho de alfabetização feito na biblioteca do Mamuru.
Nossos desafios aumentaram.
Nossas esperanças também.
Além das crianças que chegam à biblioteca, temos adultos sedentos para aprenderem a ler.
Somente o amor à liberdade, move-nos a fazer o nosso trabalho com muita dedicação, exigência e sem interesses financeiros, religiosos ou partidários.
E isto é possível acontencer?
Sim, porque somos muitas pessoas trabalhando no Projeto Ratos de Biblioteca que clamam por justiça social e Educação não pode ser favor.
Nosso objetivo é fomentar a leitura.
Mas como ficar a dizer nas salas de aula e tomo como exemplo, escolas das comunidades rurais, que “ vocês precisam ler“ quando as crianças não contam com livros em casa ou uma biblioteca?
Como falar de livros de contos de fada, de dicionários para os alunos?
Infelizmente é a realidade de muitos.
Sabemos como pais, alunos ou profissionais que Alfabetizar não é simples.
Sendo assim, para auxiliarmos a construção do ato de Alfabetizar- Ler- Escrever proporcionamos através das Ludotecas jogos educativos, com os quais os amiguinhos e amiguinhas🐭🐭🐭🐭 terão acesso a materiais específicos para lhes ajudarem na concentração, brincadeiras e terem uma interação social.
Houve o acolhimento destes adultos e através da perseverança deles, estão construindo palavras com o método construtivista (Jean Piaget) utilizando jogos educativos da ludoteca.
Teremos também para o Mamuru a contratação da mediadora de leitura como bolsista, pagamento feito pela colaboração de doadoras.
Um bom sábado📚🧩🐭
Fotos: Gizelem Bruce
Mágda Sarraff