Monat: Juni 2021
Crianças na escola do Mamuru
Juruti-PA
BRASIL
Nosso diário de bordo

Bibliotecas da Amazônia, 24 de junho de 2021
Cenas da Biblioteca Irmão Pedro Xavier feitas pela Professora Magda após uma jornada de trabalho para fazer o registro de livros.
Desde o início ficávamos pensando se nossos amiguinhos livros ficariam nas caixas.Então fizemos a ação conjunta da entrega de livros com as estantes.
Dentro da floresta amazônica também temos muito trabalho para deixar de uma forma viva o que as belas árvores nos deram além de sua sombra: o papel
Recebemos livros usados para construirmos bibliotecas, esperanças…
Ontem foi dia intenso e tenso.Não é rima barata. Tivemos resposts de órgãos públicos, não somente para dizerem é lindo e sim, vamos ajudar.
Acordei cedo para começar o dia.Todas as crianças estão em casa e mais tarde serei eu aqui para a pequena dos três a mediadora de leitura.
Muito lindo!?

Ai de nós se não fossem as forças dos amigos de Manaus, São Paulo, Alemanha, Parintins… para construirmos as bibliotecas nas zonas rurais: Ilha do Valha e Mamuru!
Ouço notícias sobre o Brasil e a constante realidade sobre o ensino fundamental piorou ainda mais no Brasil.
E foi assim que criamos neste momento de pandemia o Projeto Ratos de Biblioteca para levarmos a cultura e melhorias na educação das escolas rurais.
Ouço também sobre a importância da iniciativa da sociedade civil nesta melhoria.Dela poderíamos aqui inúmeras vezes dizer o quanto esta é poderosa e eficiente em arrumar livros, pesquisar preços, negociar o transporte…
E acrescento a força da coesão social nas comunidades.
Já o contato com as secretarias para haver uma comunicação e acertar vários pontos relevantes é quase inexistente.
Quem toma conhecimento das ações do projeto, diz: que lindo!
É lindo sim.
E por esta beleza que a cultura e a educação possuem, estamos todos os dias cuidando do projeto, como se nós próprios sentássemos outra vez numa escola e tivéssemos um paraíso ao nosso lado chamado bilioteca.
"Sempre imaginei que o paraíso
fosse algum tipo de biblioteca“
Jorge Luis Borges

Só se for na França…
Ontem a responsável pelas bibliotecas na França falava sobre a grande importancia que as bibliotecas tiveram durante os tempos duros de pandemia.
A cultura tem uma enorme importancia na vida do idivíduo.
Mas não é so na França!
Com sua ajuda conseguimos levar tesouros literários a lugares tão distantes na nossa Amazônia.
Nosso trabalho segue às vezes com ações tão rápidas, outras, a passos lentos, mas sempre na intenção de manter o espírito livre e fazer o melhor pela educação dos alunos nas escolas de zonas rurais: ribeirinha e várzea.
Repito: é com a ajuda da sociedade civil que realizamos nosso trabalho voluntário.
Estamos em outras etapas para erguer as bibliotecas: catalogando os livros e jogos educativos, escrevendo @ para secretarias, buscando parcerias…
Acreditamos que a educação muda a vida do indivíduo.
Agradecemos a todos que ajudam as ações se concretizarem📚🧩🐭